top of page

Sobredosagem

          Dados de ensaios clínicos sugerem que a administração de ibuprofeno em doses elevadas (2400 mg/dia) e durante muito tempo, estão associados ao aparecimento de efeitos adversos, nomeadamente a nível cardíaco. Doses de 1200 mg/dia são consideradas relativamente seguras.

     A sobredosagem pode acontecer, acidental ou intencionalmente, quando alguém toma uma dose superior à recomendada e considerada segura.

          Nestes casos, passadas 4 a 6 horas, a maioria dos pacientes manifesta sintomas comuns aos efeitos adversos.

          Não existe nenhum antídoto específico para o ibuprofeno, e em caso de sobredosagem a melhor solução é dirigir-se a um centro médico ou chamar o 112.

          É relevante, e sempre que possível, ao efetuar a chamada para o 112 fornecer informações acerca do paciente, como o sexo, o peso, a condição física, que medicamento tomou, a dose e à quanto tempo foi a toma, de forma a prestarem o auxilio adequado.

          Os prestadores de cuidados de saúde irão medir e monitorizar os sinais vitais, podendo mesmo recorrer a análises laboratoriais e exames complementares de diagnóstico.

           O esvaziamento gástrico pode ser necessário caso a quantidade ingerida seja bastante elevada, ou então pode ser administrado carvão ativado, que impede o organismo de absorver o medicamento. No entanto, esta última abordagem só é eficaz quando efetuada num curto espaço de tempo após a toma do fármaco.

          Em caso de emergência contacte:

bottom of page